Software do elétrico Mercedes-Benz eActros 600 tem toque português

23/06/2024

O software disponível no novo camião elétrico Mercedes Benz eActros 600 tem um toque português. Alguns dos eServices disponíveis no novo modelo do fabricante alemão foram co-desenvolvidos em Portugal, na tb.lx, o estúdio de produtos digitais da Daimler Truck, em colaboração com equipas locais das regiões operacionais globais do grupo.

 

A tecnológica foi responsável pelo desenvolvimento do Charge Management System (Sistema de Gestão de Carregamento, em português), para os gestores de frotas gerirem as suas operações com veículos elétricos, e da eTruck Ready, uma ferramenta que calcula se um percurso é viável com um camião elétrico da Mercedes-Benz, apoiando, desta forma, os proprietários de frotas a eletrificar as suas rotas.

Charge Management System

Foi nos escritórios de Lisboa que foram escritas as primeiras linhas de código para a Charge Management System. Este software permite a gestão de carregamentos personalizada e individualizada para os clientes da Mercedes-Benz Trucks na Europa. Através dele, os gestores de frotas e distribuidores podem planear rotas eficazes e pausas de carregamento, otimizar o carregamento e programar o pré-condicionamento. Se possuírem estações de carregamento no seu armazém, o software também lhes permite ter uma visão clara do seu consumo de energia e uma visão geral da disponibilidade dos carregadores. Esta solução também está disponível noutras regiões do mundo, como a América do Norte e o Japão.

A tb.lx é o estúdio de produtos digitais para a Daimler Truck, sediado em Lisboa, Portugal.

A tb.lx tem 114 colaboradores a desenvolver produtos digitais e a trabalhar em estreita colaboração com o fabricante mundial de veículos comerciais.

Para além de atuar na área da e-Mobility, a empresa também desenvolve soluções de conectividade, como um portal API global, entre outras.

Disponível na Europa através do portal Fleetboard, esta solução global foi desenvolvida em Portugal, em parceria com a Daimler Truck em diferentes regiões, por várias equipas multidisciplinares dedicadas a esta solução de e-mobilidade. No total, foram dedicados a este desenvolvimento cerca de 50 engenheiros de software e 10 gestores de produto e designers sediados em território nacional.

eTruck Ready

A partir de Lisboa foi igualmente desenvolvido a eTruck Ready. Esta ferramenta identifica se uma rota é eletrificável, considerando variáveis como os pontos de paragem, o tráfego, as condições meteorológicas, a carga e o modelo do camião. Com esta informação, os proprietários de frotas na Europa podem decidir e consultar a melhor estratégia para eletrificar a sua frota, e as equipas de vendas podem apoiar os seus clientes na implementação de camiões totalmente elétricos.

“Acreditamos que estes serviços oferecem as melhores soluções para garantir o funcionamento das operações e manter os seus custos, tudo de forma sustentável, permitindo aos nossos clientes fazer a transição do diesel para o elétrico com o mesmo nível de compromisso e confiança”, diz Clement De Coligny, Chefe de Produto para a área de e-mobilidade na tb.lx. “Este ecossistema conectado maximiza o tempo de funcionamento dos camiões e carregadores e otimiza a sua utilização para reduzir o custo total de aquisição (TCO) – uma das maiores preocupações dos gestores de frotas e distribuidores”.