Numa série de testes, diversos condutores cumpriram o trajeto entre Madrid e Valência ao volante de veículos Peugeot e-3008 equipados com pneus Michelin e.Primacy, percorrendo quase 400 km sem necessidade de parar para recarregar a bateria.
As diversas equipas de condutores deviam cobrir os 384 km que separam o bairro de Aravaca, nas imediações de Madrid, da Albufeira de Valência, um espaço natural com praias.
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O trajeto foi realizado pelas autoestradas R-3 e A-3, com o modo de condução Normal ou Eco, e a climatização automática programada para 21º C. A única paragem autorizada era para trocar de condutor, em Atalaya del Cañavate (Cuenca), ao quilómetro 175 do odómetro; em caso algum era admitida uma recarga durante o percurso.
O resultado mostrou que todos os Peugeot e-3008 participantes no teste e equipados com os pneumáticos Michelin e.Primacy, chegaram à Albufeira valenciana, e com quilómetros de autonomia de sobra para fazer um longo percurso pelos arredores.Uma das unidades que cobriu uma maior distância efetuou uma viagem de 420 km, a uma velocidade média de 91 km/h, conservando, ainda, 48 km de autonomia extra, enquanto o veículo que alcançou uma maior autonomia restante, 70 km, percorreu 387 km, a uma média de 89 km/h, com um consumo médio de 14,6 kWh.
“Durante o evento, também ficou demonstrado que a velocidade não é incompatível com a eficiência, dado que um dos Peugeot e-3008 registou uma média de 97 km/h para um trajeto de 389 km (66 km de autonomia restante). O mais rápido cumpriu o trajeto a uma média de 105 km/h, para percorrer 385 km e deixar 33 km de reserva”, comenta a Michelin.
Neste ponto, “os pneus mostraram ser um fator chave do desafio na melhoria do rendimento energético de um veículo elétrico”, de acordo com a Michelin que destaca que os seus e.Primacy, que equipam, de origem, o Peugeot e-3008, com baixa resistência ao rolamento, são capazes de incrementar a autonomia em até 7% num veículo elétrico.