De acordo com documentos para os investidores, citados pelo portal de notícias económicas Yicai, a Changan tenciona lançar as suas marcas elétricas Deepal, Changan Qiyuan e Avatr na Europa este ano.
A empresa, sediada em Chongqing, no centro da China, iniciou no ano passado uma estratégia global para desenvolver o seu negócio internacional e construir fábricas no estrangeiro.
A informação surge poucos dias depois de a Comissão Europeia ter anunciado estar a pensar aplicar taxas alfandegárias adicionais sobre os automóveis elétricos chineses, o que, segundo analistas, poderá impulsionar a abertura de fábricas na Europa por parte dos construtores chineses, uma vez que os veículos de marcas estrangeiras produzidos localmente não seriam contabilizados como importados e não estariam sujeitos a estas tarifas.Enquanto a estratégia da Changan na Europa se centrará nos veículos elétricos, para a América Central e do Sul os planos são para a venda de veículos com motor de combustão. As estimativas deste construtor chinês vão no sentido de comercializar cerca de 200 mil unidades até 2030.
Outros fabricantes de automóveis chineses anunciaram planos para abrir fábricas na Europa.
A Chery planeia começar a produção de modelos da sua marca Omoda em Barcelona, na fábrica que já foi da Nissan, através de uma joint-venture com a EV Motors, ainda antes do final deste ano.
A Dongfeng Motor Corporation está em negociações com o governo italiano para a localização de uma fábrica.
A SAIC Motor, dona da MG, está à procura de um local na Europa para construir uma fábrica de elétricos para cimentar a sua expansão na região.
A BYD prevê começar a montar ligeiros de passageiros na Europa antes de 2026, numa fábrica localizada na Hungria, onde já produz autocarros elétricos.