App da Miio chega a mais quatro países europeus

27/06/2024

A empresa portuguesa Miio lançou uma campanha, “Borderless”, em que disponibiliza a sua aplicação a quatro novos países: Alemanha, Itália, Bélgica e Holanda.

 

Estes países recebem a solução portuguesa a partir de junho, mas, para já, apenas durante quatro meses. “O sucesso da campanha poderá determinar a permanência da empresa nestes mercados, a partir de outubro deste ano”, refere a empresa.

Intitulada de Borderless, a campanha da Miio abrange mais de 247 mil novos postos de carregamento nos quatro países, e sublinha o compromisso da Miio em proporcionar uma experiência de mobilidade elétrica sem fronteiras, promovendo a sustentabilidade e a conveniência para os utilizadores que viajam durante as suas férias de verão. A iniciativa surge num momento em que cada vez mais portugueses optam por viajar para o estrangeiro com os seus veículos elétricos, refletindo a crescente confiança na mobilidade elétrica e na robustez da rede de carregamentos.

ATRAVÉS DA MIIO, OS UTILIZADORES DE VEÍCULOS ELÉTRICOS PODEM FAZER OS SEUS CARREGAMENTOS UTILIZANDO APENAS A APP.

“A nossa missão é a de criar um futuro mais sustentável e simples. Por isso, decidimos expandir os nossos horizontes ao permitir que os nossos utilizadores possam viajar, durante o verão, apenas com uma solução de carregamentos. Esta campanha também permitirá à Miio tomar decisões informadas no seu plano de futura internacionalização”, explica Daniela Simões, CEO e co-fundadora da Miio.

Com o final da campanha Borderless, em outubro, a empresa vai utilizar as várias métricas analisadas para decidir os passos seguintes da internacionalização para novos mercados.

Internacionalização aconteceu em 2022

A Miio deu os seus primeiros passos na internacionalização em 2022 com a entrada nos mercados espanhol e francês.

Desde o início de 2024 que a Miio tem registado um número crescente de sessões de carregamento em Espanha e em França por parte de utilizadores portugueses. Para a empresa, estes indicadores reforçam a confiança dos utilizadores nacionais na realização de deslocações ao estrangeiro em viaturas elétricas, invertendo o mito de que os elétricos não têm autonomia suficiente para viagens mais longas.

A campanha é só por 4 meses. Porque razão só admitem ficar nesses países se durante o período de quatro meses a aceitação for positiva? Implicará custos excessivos?
Daniela Simões, CEO da Miio: O objetivo da Miio com esta campanha é providenciar um verão sem fronteiras aos utilizadores destes países. Para tal, a Miio selecionou países fronteiriços — que são os destinos mais prováveis para os utilizadores que se deslocam com o seu próprio veículo. Até entrarmos no mercado de um país específico, é difícil angariar dados suficientes para avaliar a qualidade e a disponibilidade da rede de carregamentos nesse país. Dessa forma, é necessário avaliar se a qualidade da rede de carregamentos se reflete na adesão da comunidade a soluções tecnológicas para gestão de carregamentos e frotas elétricas. Se a aceitação for positiva durante estes quatro meses, será indicativo de uma boa receção e da viabilidade de expansão permanente.
A app poderá ser descarregada e usada por cidadãos desses países, que não sejam portugueses, correto?
Daniela Simões: Sim, a aplicação Miio pode ser descarregada e utilizada por qualquer pessoa (até porque existem muitos turistas que viajam para Portugal, Espanha e França e descarregam a Miio), independentemente da sua nacionalidade. O nosso objetivo é proporcionar a melhor experiência possível a todos os utilizadores de veículos elétricos, facilitando o acesso a redes de carregamento de qualidade, sem barreiras geográficas.
Como é que estão a pensar divulgar a campanha nesses países?
Daniela Simões: A Miio irá utilizar vários canais digitais para promover a campanha nos países alvo. Isso inclui estratégias de marketing digital com foco nas redes sociais, google, campanhas de email marketing e publicações no blog e website.