Vila Real teve 120 carros clássicos no primeiro dia de competição

30/06/2024

A terceira jornada dos Campeonatos de Portugal de Velocidade Clássicos 1300, Clássicos, Legends e Super Legends, levou até Vila Real mais de 120 automóveis e mais de 130 pilotos, cumprindo a tradição de romaria à “Bila”. A ANPAC deu assim novamente vida a mais uma edição do Circuito Internacional de Vila Real, com a parte competitiva a iniciar-se nesta sexta-feira com a realização das sessões de treinos livres e cronometrados.

As sessões livres conheceram algumas interrupções, naturais numa pista citadina, mas com a maioria dos pilotos a aproveitarem o tempo para afinarem os seus carros e perceber as condições da pista. As sessões cronometradas foram, igualmente, animadas.

Entre os Clássicos 1300, o regressado Luís Alegria (Datsun 1200) parece que não esteve ausente desde a derradeira prova de 2023 onde se sagrou campeão. Rubricou a “pole position” sendo, naturalmente, o melhor da categoria H75. Na sua categoria seguiram-no Bruno Pires (Datsun 1200) e Pedro Barbosa (Datsun 1200). Nuno Soares, João Braga, Nelson Resende e Diogo Tão, todos em Datsun 1200 fecharam a classificação dos H75. Luís Costa Sousa (Datsun 1200) foi o melhor dos H71 na frente de Rui Castro (Datsun B110).

Nos H81, Miguel Miguel, no Austin Metro, foi o mais rápido na frente do Ford Escort de Ângelo Ribeiro. No Desafio ANPAC, como habitualmente, luta intensa ganha por Daniel Gouveia, seguido de Francisco Marão (acompanhado de Ruben Ferreira) e David Vieira. Estes três pilotos fecharam o pódio dos mais rápidos, seguindo-se João Sousa, António Costa, Nuno Pinheiro e Luís Facote. Trevor Stretch foi o único participante da Stock Cup e andou num ritmo que lhe permitiu ficar perto dos homens do Desafio ANPAC com o seu Rover 25.

Finalmente, nos Legends 1300, o mais rápido e segundo lugar na grelha de partida para Luís Mendes ao volante do seu Citroen AX Sport. Sem surpresa, Jorge Marques (Toyota Starlet 1300) ficou em segundo da categoria e Fernando Charais e Mota Freitas (Citroen AX Sport) fecharam o pódio dos mais velozes dos Legends 1300. Paulo Teixeira (Citroen AX), Pedro Teixeira (Peugeot 106), João Arantes (Toyota Starlet), Gonçalo Matias (Peugeot 106) e Rui Fonseca (Toyota Starlet) fecharam a classificação dos Legends 1300. Destaque, ainda, para João Neves que com um Fiat Panda enfrentou Vila Real com um carro com motor 1000cc e levou de vencida a Taça 1000.

Com o Porsche 911 RSR a funcionar em pleno, João Macedo Silva rubricou a “pole position” na frente de Rui Silva (Ford Escort) e de João Novo (Ford Escort). Na categoria H75 melhor tempo para João Macedo Silva, seguido de Rui Alves, Rui Costa (Ford Escort RS1800), Rui Azevedo e António Soares, ambos em Ford Escort RS 1600. Domingos Sousa Coutinho em BMW 2800 CS foi o mais rápido seguido do Lotus Elan de Vítor Costa. Ricardo Pereira foi o melhor dos H81 com o seu Ford Escort RS 2000 na frente do BMW 323i de Jorge Cruz. Finalmente, no Grupo 5, João Novo superiorizou-se ao Porsche 930 Turbo de Luís Delgado. João Cruz (Ford Anglia) e Luís Nunes (Ford Escort RS) fecharam as contas do Grupo 5.

Para os Legends, os muitos carros em pista animaram sobremaneira a sessão de qualificação. De regresso à competição, Luís Barros levou o espectacular Ford Sierra RS500 à “pole position”. Seguiram-no José Meireles (BMW M3), Paulo Sousa (BMW M3 E36) e um espetacular Gonçalo Novo que com um pequeno Peugeot 106 GTI reclamou um lugar na segunda fila da grelha!

Luís Barros foi o mais rápido dos L90, seguido de José Meireles, João Novo (Ford Sierra RS500), Paulo Lima e José Luís Paradela (BMW M3 E30) e Carlos Tavares, CEO da Stellantis, acompanhado do CEO da Alfa Romeo, Jean-Philippe Imperato, ao volante de um BMW M3 E30 da equipa Roda Clássica de Carlos Tavares. Paulo Conceição (BMW 325i), Jean Marc Finot (BMW 325i) e François Wales (BMW 325i), fecharam a classificação dos L90.

Nos L99, o mais rápido foi Paulo Sousa com o seu BMW M3, enquanto Gonçalo Novo foi o melhor da Taça Legends 1600, seguido de Manuel e Fabio Mota (Citroen Saxo), Gonçalo Macedo (Citroen Saxo), Miguel Matias (Citroen Saxo Cup), Ricardo Diniz (Honda Civic), José Mota (Peugeot 106), Otílio Ferreira (Toyota Corolla GTI) e Paulo Ascensão (Honda Civic). Na Taça Legends 2000, o mais rápido foi o Alfa Romeo 156 TS de Hernâni Conceição, seguido de Tiago Ribeiro (Honda Integra Type R), Pedro Lisboa (Peugeot 306), José Miguel Almeida (Honda Integra Type R), Tiago Montes (Honda Integra Type R), Micael Baptista (Peugeot 306 GTI), José Moreira (Ford Puma) e Paulo Ferraz (Renault Clio).

Entre os Legends Trophy, o mais rápido foi Horst Baptista num Renault 5 GT Turbo, ao passo que entre os Legends Trophy Taça Legends, Jorge Serôdio Borges num BMW 320iS foi o melhor, seguido de Hugo Ferreira (Renault Megane), José Calazans (Renault Spider) e Pedro Bartolomeu (Renault Spider).

Finalmente, entre os Super Legends, Francisco Gonçalves (Lotus Elise) foi o mais rápido e rubricou a “pole position” na frente de João Paulo Sousa (BMW E30), Luís Martins (Porsche Bosxter) e Filipe Ferreira (Honda Type R). Na categoria Super Extra, Francisco Gonçalves foi o melhor seguido de João Paulo Sousa, André Tavares e Miguel Mota no Honda S2000, Arlindo Beça (Mini Cooper S), Hugo Mestre (BMW 320d) e João Ricardo Vieira (BMW 320).

O Porsche Bosxter de Luís Martins foi o melhor dos Super Trophy +2000, enquanto nos Super Turismo levou a melhor Sérgio Monteiro e Abel Marques num Honda Civic Type R. Seguiram-se Marcos Gonçalves (Renault Clio), Valdemar e Luís Nóvoa (Honda Civic Type R).

Os inscritos na Type R Legends Cup acabaram agrupados e dominaram a categoria SuperTrophy. O melhor foi Filipe Ferreira, seguido de Sérgio Azevedo e Orlando Batina, Luís Delgado e Estevão Oliveira, Alexandre Areia e Nelson Gomes, todos em Honda Type R. Surgem, depois, Eleutério Duarte e Telmo Gomes em Renault Clio. Após o Clio juntaram-se Joel Reis, Nuno Dias e Philippe Dangauthier, Hélder Teixeira, Miguel Porto e Carlos Ferreira, todos em Honda Type R, com Bernardo Sá Nogueira e Joaquim Soares ao volante do Alfa Romeo 147 Cup logo de seguida. A classificação dos Super Trophy foi completada com Lourenço Monteiro e Carlos Barbosa, António e Rodrigo Correia, Guilherme Oliveira e César Tavares, Hugo Oliveira e João Saramago e João Ventura, todos em Type R.

Hoje realiza-se a primeira corridas das quatro competições e, como é tradição nas provas da ANPAC, poderá seguir toda a acção do fim-de-semana de competição no Circuito de Vila Real através da transmissão em directo das corridas nas redes sociais da ANPAC.