Audi aperfeiçoa o controlo por voz nos seus modelos com o ChatGPT

01/07/2024

 

A Audi está a implementar o ChatGPT baseado em inteligência artificial através do Microsoft Azure OpenAI Service no seu sistema de infotainment para melhorar as capacidades de controlo por voz dos seus veículos.

A partir de julho deste ano, os proprietários de cerca de dois milhões de modelos Audi fabricados desde 2021 e equipados com o sistema de infotainment modular de terceira geração (MIB 3) poderão interagir com o seu automóvel utilizando linguagem natural e ouvir as informações que gostariam de receber enquanto conduzem. Novos veículos como o Q6 e-tron e futuros modelos com a arquitetura eletrónica E3 1.2 receberão o ChatGPT através do Cerence Chat Pro como uma extensão do Audi assistant.

A integração do ChatGPT na tecnologia online de controlo por voz dos modelos com MIB 3 a partir do model year 2021, como por exemplo o Audi A3 e posteriores, oferece inúmeras possibilidades que vão além do que era anteriormente possível com o controlo por voz. Os condutores da Audi podem utilizar o controlo por voz melhorado para operar os sistemas de infotainment, navegação e AC ou, a partir de agora, para fazer perguntas de conhecimento geral. A capacidade de pedir informações utilizando linguagem natural torna a condução mais segura, uma vez que o condutor nunca tem de tirar os olhos da estrada.

O ChatGPT é disponibilizado através do Azure OpenAI Service. A base desta nova funcionalidade para os clientes da Audi é a solução Chat Pro da Cerence Inc., que oferece uma integração do ChatGPT de âmbito automóvel.

A Audi melhorou o seu assistente de voz com autoaprendizagem, o Audi assistant, em modelos com a nova arquitetura eletrónica E3 1.2, a qual celebrou a sua estreia no novo Audi Q6 e-tron. Os passageiros podem ativar o assistente como habitualmente, dizendo “Hey Audi” ou usando o botão push-to-talk no volante para fazer as suas perguntas. O Audi assistant reconhece automaticamente se deve executar uma função do veículo, procurar um destino ou, por exemplo, fornecer a previsão do tempo. O sistema Audi só encaminha as perguntas para o ChatGPT quando não consegue responder a questões de conhecimento geral. A segurança dos dados tem a máxima prioridade; para garantir uma privacidade ideal, todas as perguntas e respostas são eliminadas após o processamento. Além disso, o ChatGPT nunca tem acesso aos dados do veículo.

No futuro, também será possível fazer perguntas sobre o veículo, por exemplo, sobre a pressão correta dos pneus. A utilização de grandes modelos linguísticos, por exemplo, da Cerence, torna possível este e muitos outros cenários de utilização.