A Ford revelou a nova geração da sua pick-up F-150 Raptor, que é apresentada como uma carrinha fora de série com recurso a um motor V6 bi-turbo, dispondo ainda de melhorias na tecnologia e na sua competência fora de estrada.

A marca americana continua a acrescentar capacidades à sua F-150 e a nova geração da mais agressiva Raptor combina o visual musculado com a força ‘bruta’ de um motor V6 EcoBoost de 3.5 litros com potência em redor dos 450 CV (mantendo-se relativamente inalterado face ao modelo precedente), caixa automática de dez velocidades e diferencial dianteiro Torsen e bloqueio eletrónico do diferencial traseiro. Isso permite a esta pick-up percorrer os trilhos mais complicados com a garantia de que consegue sair incólume, independentemente do tipo de piso.

O motor V6 EcoBoost surge aqui na sua terceira geração, com turbos de nova geração, nova taxa de compressão (10,5:1) e novo esquema de escape ativo que permite uma sonoridade mais agressiva nos modos de condução ‘Sport’ e ‘Baja’, para utilizações específicas.

Não satisfeita, a Ford confirmou que em breve a F-150 Raptor terá direito a uma versão mais potente R, previsivelmente com um motor V8 de alto rendimento. Porém, o seu lançamento está apenas agendado para 2022.

Trabalho de ginásio

As suas dimensões já impactantes foram reforçadas na linha Raptor, com grelha escurecida, capot mais elevado e novos faróis que oferecem um visual mais musculado, não dispensado as já tradicionais proteções inferiores. Os para-choques nas duas extremidades são feitos de aço, para maior durabilidade e resistência, sendo o traseiro específico para uma maior altura ao solo e com posicionamento alterado das saídas de escapes.

A comprovar a sua robustez, esta pick-up pode receber pneus de 35 ou 37 polegadas, fornecidos pela BF Goodrich, sendo os maiores pneus alguma vez aplicados numa pick-up considerada ligeira pela Ford. O chassis foi totalmente reformulado, sendo feito em aço para maior rigidez estrutural e uma capacidade fora de estrada robustecida pela oferte de suspensão pneumática. Atrás, apresenta agora esquema de suspensão multilink de cinco braços para maior confiança na condução, seja na estrada, seja em pisos rochosos.

Um dos avanços deste modelo é ainda a suspensão com sensores eletrónicos que permitem adaptar o nível de amortecimento em tempo real – 500 vezes por segundo em cada roda. Dessa forma, a estabilidade e capacidade de resposta ganha outra competência.

Tecnologia para a aventura

O F-150 Raptor oferece um novo sistema para ajudar nas saídas de estrada, o Terrain Management System, com diferentes modos de condução, que incluem os ‘Slippery’ (escorregadio), ‘Tow/Haul’ (reboque), ‘Normal’, ‘Off-Road’, ‘Rock Crawl’ (passagem por rochedos) e os já citados ‘Sport’ e ‘Baja’, que permitem maior vivacidade. Todos estes modos permitem uma alteração de parâmetros de funcionamento da direção, entrega da potência, sonoridade, amortecimento ativo, controlo de estabilidade, transferência de potência entre eixos e transmissão.

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De forma curiosa, o Raptor recorre também a uma tecnologia que parece inspirada nos veículos elétricos, mais concretamente a tecnologia de pedal único para a condução. Neste Ford, o pedal do acelerador pode também servir para controlar o movimento fora do asfalto, impulsionando ou travando consoante a necessidade. Em paralelo, permite a ativação do modo ‘Trail Control’, que funciona como o cruise control mas fora de estrada, mantendo a velocidade constante sem necessidade de acelerar.

Esta pick-up não tem chegada prevista à Europa.

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