A tecnologia híbrida plug-in ganha cada vez mais adeptos, muito por culpa de uma evolução rápida e competente nos capítulos da eficiência e da utilidade em percursos sem qualquer emissão poluente. Na mais recente versão da tecnologia híbrida da Mercedes-Benz, aplicada à gama GLE renovada, está prometida quase uma centena de quilómetros de autonomia elétrica. Neste SUV de grandes dimensões e de imagem mais dinâmica, a tecnologia está ao serviço da eficiência, mais do que seria de supor.

No Parlamento, houve quem dissesse que os híbridos plug-in são de ‘fachada’, não trazendo grandes benefícios em termos de eficiência, mas os automóveis na estrada contrariam essa ideia. Mais ainda quando dispõem dos argumentos técnicos deste novo GLE Coupé 350 de 4MATIC, uma solução que apresenta uma potência combinada de 320 CV e um binário conjunto de substanciais 700 Nm. Tal é obtido graças à união de um motor 2.0 turbodiesel de 194 CV e 400 Nm com uma máquina elétrica de 136 CV e 440 Nm. A alimentar este último está uma bateria de iões de lítio de 31.2 kWh, que permite uma autonomia homologada em ciclo combinado WLTP de 95 quilómetros.

Mas, além da vertente motriz, a aerodinâmica representa também um papel importante, ao ter uma resistência ao ar reduzida em 9% comparativamente à do seu antecessor, além de grelha de grandes dimensões com uma lamela cromada a centra o logótipo da marca ao meio. Com a linha de equipamento AMG, a grelha é ampliada para baixo em forma de A e os pinos na grelha do radiador em padrão diamante são revestidos em cromado. Mas, seja como for, o GLE Coupé não deixa de ter uma imponência relevante nas suas dimensões, com 4939 mm de comprimento, 2010 mm de largura (sendo 39 mm mais comprido e 7 mm mais largo do que o seu antecessor), ao passo que a distância entre eixos cresceu 20 mm comparativamente ao seu antecessor, mas permanece 60 mm mais curta do que a do GLE em configuração SUV, o que beneficia o seu comportamento desportivo bem como o seu visual.

Por dentro, há uma sensação de família evidente com outros modelos da marca, partilhando várias características com outros SUV Premium da Mercedes-Benz. Em destaque está o conjunto de dois ecrãs largos de 12.3 polegadas (31,2 cm), que dão abrigo ao painel de instrumentos amplamente personalizável e ao sistema MBUX de infoentretenimento, que volta a apostar na interactividade com o condutor graças a comandos por voz, por exemplo, e a funcionalidades melhoradas. O seu funcionamento continua a ser um dos melhores do mercado, sobressaindo pelo leque de opções apresentadas, mas também pela facilidade de utilização. Para os atalhos, há um comando tátil e teclas específicas entre os dois bancos dianteiros que possibilitam acesso simples a algumas funções.

Por outro lado, a qualidade é ponto de honra, com a superfície superior do tablier revestida em pele sintética, enquanto os bancos desportivos em pele de série contam com maior apoio lateral para melhor sustentação do corpo. Ainda na consola central, nota para a manutenção de alguns comandos físicos para a climatização, logo abaixo das saídas de ar, de aspeto retangular. Mas, para não se esquecer que é um SUV, tal como no GLE, o Coupé apresenta pegas auxiliares na consola central.

Espaço também é algo que não falta, tanto à frente como atrás, com cotas generosas em altura, comprimento para as pernas e largura, ainda que neste aspeto não seja brilhante pelo lugar central pouco confortável. Mas, de qualquer forma, o GLE Coupé é meio de transporte capaz para uma pequena família. Os bancos dianteiros têm regulação elétrica. Na bagageira, temos o único indício real de que estamos na presença de um híbrido plug-in – a capacidade desce de 655 para 510 litros devido à colocação da bateria de iões de lítio sob o piso da bagageira. Ainda assim, não há degrau inestético e os mais de 500 litros são suficientes para a grande maioria dos ‘trabalhos’, podendo chegar aos 1645 litros com o rebatimento dos encostos dos bancos traseiros.

Como o algodão, não engana…

A potência total de 320 CV não deixa dúvidas de que este GLE Coupé 350 de consegue ser enérgico e versátil na subida de velocidade, impelindo este bom gigante para ritmos descontraidamente rápidos sem a menor dificuldade. Mas, conjugando as virtudes dos dois motores, é a disponibilidade do binário para as retomas que mais impressiona, com os 700 Nm a darem uma sensação de vitalidade inusitada para quando é preciso recuperar velocidade subitamente. Isso é muito mais evidente no modo de condução ‘Sport’ dos programas selecionáveis ‘Dynamic Select’, que oferecem ainda modos ‘Electric’ (para condução 100% elétrica), ‘Battery Level’ (que preserva a carga existente na bateria para mais tarde), ‘Eco’, ‘Comfort’ e ‘Individual’. Estes modos alteram os parâmetros de funcionamento de elementos como a resposta do binómio motor/caixa, suspensão adaptativa e direção, tendo em conta o tipo de utilização pretendido, sendo mais do que suficiente permanecer no modo ‘Eco’ ou ‘Normal’ para condução quotidiana.

A permuta de funcionamento entre os motores térmico e elétrico é praticamente impercetível e a capacidade de funcionamento deste último chega perfeitamente para movimentar o grande GLE Coupé plug-in de maneira decidida, tendo ainda a benesse de permitir uma real autonomia entre os 80 e os 90 quilómetros. No nosso ensaio, ao cabo de 100 quilómetros, conseguimos cumprir 84 apenas com energia elétrica, sendo que mesmo quando a carga se esgota consegue assumir o controlo da movimentação graças à recuperação de energia cinética deveras eficaz (há intensidades distintas de regeneração).

Ou seja, aqui está um exemplo de valores fidedignos, sem grandes desvios na autonomia elétrica, com um consumo de combustível reduzido de 2,2 l/100 km no nosso ensaio, sendo também claro que os 0,7 l/100 km de média ponderada anunciada é claramente otimista. Claro está que quando se usa o SUV sem ligação à tomada, o consumo sobe de forma considerável para valores na ordem dos 5,0-6,0 /100 km. Aliás, a Mercedes-Benz aponta, em ato de transparência, que o consumo combinado sem carregamento sobe aos 7,1 l/100 km. No nosso ensaio, obtivemos um consumo de eletricidade de 20.2 kWh/100 km, abaixo dos 27.8 kWh/100 km anunciados pela marca.

Ainda assim, atendendo ao seu potencial de economia de utilização, aquele valor de 2,2 l/100 km de consumo registado não deixa de ser um valor digno de registo, sobretudo quando se tem em conta o impressionante peso de 2690 kg deste conjunto!

Por isso mesmo, ao longo da condução, este GLE Coupé assume sempre uma postura muito mais orientada para o conforto do que para um dinamismo superlativo em estradas de curvas encadeadas. Equipado com a suspensão pneumática Airmatic e ajudado pelo sistema de tração integral 4MATIC, o GLE 350 de Coupé mexe-se bem e admite passagens mais velozes em curva, mesmo que a transferência de massas seja notória quando se ‘estica’ o ritmo. Por outro lado, o conforto é quase imperial, afirmando-se como um excelente companheiro para longas viagens em família, sendo importante valorizar ainda o excelente refinamento e insonorização a bordo. Na súmula das suas virtudes, acaba por ser um bom equilíbrio entre segurança de condução e conforto.

Com um carregador de bordo de 7.4 kW, o GLE 350 de Coupé leva 3h15m a carregar de 10 a 100% numa wallbox de igual potência de carregamento, sendo preciso esperar mais longas 11 horas e meia para um carregamento de 10 a 100% numa tomada doméstica de 2.3 kW.

Equipamento e preço

Proposto com um preço base de 96.900€, o GLE 350 de Coupé está longe de ser um automóvel acessível a uma larga franja da população, mas as suas características técnicas avançadas e o equipamento completo ajudam a explicar um valor final que, em virtude dos opcionais facilmente supera os 100 mil euros. Aliás, a unidade ensaiada, com jantes de 20″, faróis Multibeam LED com máximos adaptativos e pintura metalizada, entre muitos outros opcionais, apresentava um valor de 114.450€.

Desse, 15.950€ correspondem à versão Premium Plus, uma simplificação de níveis de equipamento por parte da Mercedes-Benz, que contempla uma série de equipamentos opcionais, como os constantes das duas versões situadas mais abaixo, a Advanced Plus (navegação, pack integração de smartphone, assistente de ângulo morto, pack serviços de definição e monitorização do veículo Premium, serviços remotos e carregamento plus, pack Airmatic) e Premium (teto de abrir elétrico panorâmico, bancos dianteiros com aquecimento e ventilação, sistema de Som Surround Burmester, carregamento wireless para smartphone, pack Keyless-Go, tablier em pele e realidade aumentada MBUX para sistema de navegação).

Em específico, a versão Premium Plus acarreta ainda o pack de Assistência à Condução, airbags laterais nos lugares traseiros, Head-up Display, assistente interior MBUX, sistema Magic Vision Control, acabamento interior em madeira de carvalho antracite e pack Energizing.


VEREDICTO

Apostando na tecnologia híbrida de alta capacidade, a Mercedes-Benz dá cartas importantes com o novo GLE 350 de Coupé, com dimensões robustas, condução seguríssima e alta eficiência de condução quando a combinação de motores térmico e elétrico é aproveitada ao máximo. Quando se tira partido da bateria totalmente carregada, é fácil superar os 80 quilómetros de autonomia elétrica, com facilidade de condução e refinamento garantido para um patamar superior, garantindo ao mesmo tempo um consumo de combustível baixo.

Com dimensões generosas e ‘rechonchudo’ na balança, o seu comportamento não é propriamente o mesmo de um desportivo, nem precisa de ser. Desliza de forma suave e confortável pelas curvas e supera o mau piso com nota máxima, tirando igualmente partido de uma direção precisa. Além disso, a energia da solução híbrida permite ao GLE 350 de Coupé acelerar com decisão e apresentar recuperações de encostar o corpo aos bancos, graças aos 700 Nm de binário. Um verdadeiro cruzador.

De resto, se perde um pouco de capacidade da bagageira, nada disso é problemático para uma vivência familiar na era dos verdes quilómetros.

MAIS
Prestações do sistema híbrido
Consumos baixos
Qualidade geral de primeira linha
Espaço no habitáculo
Solidez e tato de condução
Autonomia elétrica

MENOS
Capacidade da bagageira ligeiramente prejudicada
Custo dos opcionais
O peso não ajuda à agilidade que a imagem promete

FICHA TÉCNICA

Mercedes-Benz GLE 350 de Coupé 4MATIC

Motor térmico Diesel, 1950 cc, quatro cilindros em linha, turbo, intercooler
Potência 194 CV às 3800 rpm
Binário 400 Nm entre as 1800 e as 2600 rpm
Motor elétrico Síncrono de íman permanente, 100 kW (136 CV), 440 Nm
Bateria Iões de lítio, 31.2 kWh
Potência combinada 320 CV
Binário combinado 700 Nm
Transmissão Integral 4MATIC, caixa automática de nove velocidades
Dimensões (C/L/A) 4924/1947/1796 mm
Distância entre eixos 2935 mm
Aceleração 0-100 km/h 6,9s
Velocidade máxima 210 km/h
Consumo médio 0,7 l/100 km
Emissões CO2 19 g/km
Autonomia elétrica 95 km
Carregamento 3h15m de 10% a 100% a 7.4 kW (Wallbox); 11h de 10% a 100% a 2.3 kW
Peso 2690 kg
Bagageira 510-1645 litros
Pneus 275/50 R20 (série)
Preço base 96.900€
Preço ensaiado 114.450€

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