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Sabe conduzir para poupar? 10 dicas para mestres em eco-condução

- Utilizar os pedais com suavidade. Em aceleração evite que o regime do motor ultrapasse as 2000 rpm. E mantenha trato igualmente dócil com o pedal do travão. Uma condução ‘nervosa’ em cidade pode provocar aumento de até 30% no consumo médio de combustível
- O regime ideal de funcionamento para motores Diesel está entre as 2500-3000 rpm; 3000 rpm nas mecânicas a gasolina. É esta a referência que não quer perder de vista, com a ajuda da caixa de velocidade. Engrenar uma mudança mais elevada sempre que se justifique.
- O ar condicionado é inimigo dos consumos baixos, mas é importante que não circule de janelas abertas a velocidades cruzeiro mais elevadas, pois estará a penalizar muito a eficiência aerodinâmica do carro
- Em autoestrada, guardar uma distância ampla para o veículo precedente é uma boa estratégia. Prevenir desacelerações bruscas, antecipando os movimentos do trânsito à frente, ajuda a poupar.
- Deslocações inferiores a 5 km são as mais gastadoras e poluentes, pois os sistemas responsáveis por controlar as emissões não atingem a temperatura ideal.
- Confira que os pneus estão com a pressão adequada, pelo menos uma vez por mês. Basta que um dos pneumáticos apresente um valor inferior ao recomendado pelo fabricante para que consumos e emissões subam até 4%.
- Suprimir peso desnecessário. Por cada 100 kg a mais, o consumo de combustível sobe, no mínimo, 2%.
- Tire partido do sistema start-stop do motor. Nas viaturas que não disponham daquele dispositivo, desligue o motor sempre que prevê que estará parado mais de 30 segundos. Dez segundos ao ralenti consome mais combustível do que o arranque do motor.
- Em estrada aberta, a velocidade deve ser moderada, tendo em conta que, acima dos 100 km/h, cada 10 km/h equivalem a uma redução de 10% na eficiência do consumo.
- Motor impecável: só o bom funcionamento da mecânica permite assegurar médias de consumos e de emissões contidas.

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Alterando hábitos de condução penalizadores do consumo de combustível não está apenas a poupar o ambiente; os gastos também podem baixar até um terço.

 

Numa altura em que o abrandamento das atividades não essenciais e a enorme redução do tráfego rodoviário, aéreo e marítimo estão a melhorar a qualidade do ar do Planeta, e em contagem decrescente para o Dia Mundial do Ambiente, que se assinala a 5 de junho, um estudo recentemente realizado no Reino Unido ainda revela que nove em cada dez automobilistas não dominam as técnicas para uma condução poupada e ecologicamente correta.

Mais preocupante: o inquérito que reuniu respostas de um milhar de automobilistas revela que as camadas mais jovens não estão especialmente preocupadas com o ambiente; apenas 6% dos inquiridos com idades entre os 25 e os 34 anos dizem saber conduzir de forma ecológica. E apenas um em cada quatro condutores tenta praticar uma condução ‘verde’.

Dados como estes que estão a alertar as associações ambientalistas, preocupadas com o almejado regresso à normalidade, o momento em que o Mundo possa voltar livremente às estradas. E em que práticas amigas do ambiente atrás do volante vão importar mais do que nunca.

Sue Waterfield, diretora de marketing na Young Driver, a maior entidade formadora para jovens condutores no Reino Unido, sublinha a importância da formação para mudar o paradigma na forma como as pessoas se relacionam com os seus automóveis. «Todos os condutores têm a responsabilidade de minimizar a sua peugada ambiental, embora muitos de nós não saiba exatamente como o fazer», explica.

E enumera 10 dicas fundamentais para uma correta utilização de veículos com motores de explosão movidos a combustíveis fósseis:

 

 

 

 

 

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