Elemento de fundamental importância num automóvel, o pneu acaba por ser o único responsável pelo contacto do veículo com o piso. Por esse motivo, o seu estado perfeito deve ser tido em conta no momento de inspecionar o seu veículo ou antes de efetuar uma viagem mais longa. Mas, sabe que um pneu também tem ‘data de nascimento’ e que isso pode ser importante para salvaguardar a segurança de todos os ocupantes?

Ao contrário da crença generalizada, os pneus não têm uma idade máxima por decreto ou uma obrigatoriedade para a sua troca – havendo quem aponte quatro anos ou dez anos -, ainda que seja normal que um pneu com uso considerado normal não dure tanto tempo, atendendo a condições de desgaste típicas.

Aquilo que um pneu deve garantir, porém, é a integridade de todas as suas superfícies ou a profundidade dos sulcos nunca inferior a 1,6 mm, assegurando dessa forma o escoamento da água no piso em casos de chuva. Ainda assim, convém reparar na data de fabrico dos pneus do seu carro, sabendo que um pneu mais antiquado (por exemplo, quando compra um carro em segunda mão).

Essa data está indicada em quatro algarismos posicionados na parede lateral dos pneus, geralmente alinhados com quatro outros grupos alfanuméricos que se iniciam com a sigla DOT. No final, surge um valor de quatro algarismo: por exemplo, no post partilhado pela Driver & Vehicle Standards Agency, do Reino Unido, o número 2310 significa que o pneu foi produzido na 23ª semana do ano de 2010. Os primeiros dois algarismos representam a semana e os dois últimos o ano.

Ainda sobre os pneus, recorde que deve manter a pressão dos pneus ajustado consoante a indicação do fabricante ou para o nível de carga de cada momento. Pneus com a pressão incorreta podem não só aumentar o consumo de combustível e o ruído, como também prejudicar a segurança ao reduzir a eficácia dos sulcos em caso de piso molhado.

https://twitter.com/DVSAgovuk/status/1107941442083844096/